Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
20/09/2017
Diversidades sociais e seu impacto na sociedade são temas de audiência do Câmara Jovem
Diversidades sociais e seu impacto na sociedade são temas
de audiência do Câmara Jovem
A 2ª Audiência Pública da Câmara Jovem aconteceu nesta terça-feira (19/09), no Cartório Eleitoral, Zona 118, em Santos. O objetivo principal do evento foi discutir a influência da diversidade na sociedade. A pauta incluiu temas como preconceitos, cotas e a importância delas, além de diversidades étnicas, biológicas, culturais, religiosas e sexuais.
A audiência dos vereadores mirins Rafael Vitali Santos, de 15 anos,  estudante do Colégio Coração de Maria, e Emili Vitoria Pereira da Silva, 14, da UME José da Costa e Silva Sobrinho e teve a participação da chefe do Cartório Eleitoral, Michelle Lapa. Para ela, as cotas devem existir em caráter momentâneo. “Os projetos devem caminhar para que o investimento aconteça na educação de base e, então, os jovens não precisem mais usufruir das mesmas".
Quando o tema foi a diversidade sexual, o coordenador de Políticas Públicas da Coordenadoria da Juventude (COJUV), Wellington Araújo  e o psicólogo Victor Azenha, que atua como apoio técnico na COJUV, explicaram as diferenças entre termos usualmente utilizados, mas nem sempre compreendidos.
A audiência permitiu que os jovens tivessem acesso a conceitos que os ajudaram a criar uma visão mais clara das vertentes existentes. Um dos grandes questionamentos era sobre até que ponto a orientação sexual e a identidade de gênero podem influenciar no respeito, na aceitação e na dignidade que todo ser humano merece.
Câmara jovem
O Programa promove a integração entre Câmara Municipal e estudantes dos ensinos fundamental e médio. O Câmara Jovem tem o objetivo de facilitar o entendimento da função do poder legislativo e das políticas públicas, além de contribuir para que os jovens tenham uma maior consciência política e social.
O Câmara Jovem conta com o apoio da Câmara Municipal de Santos, por meio de uma comissão específica, da Secretaria de Educação de Santos, da Diretoria Regional de Ensino, da OAB Santos, da Coordenadoria da Juventude (COJUV), da Justiça Eleitoral de Santos, do Movimento Voto Consciente de Santos e do Fórum da Cidadania.