09/10/2017
O direito a acessibilidade nas bibliotecas municipais chama atenção dos jovens vereadores
O saldo da 5ª sessão ordinária foi positivo. Muitos Projetos de Lei foram discutidos e um, em especial, chamou a atenção dos 13 jovens vereadores presentes na 5ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem que aconteceu na última quarta-feira, 04/10.

Proposto pelo vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), o projeto estabelece que a aquisição de livros para o abastecimento das bibliotecas municipais deverá observar o montante de 4% em formatos acessíveis, para beneficio de pessoas com deficiência visual.
“Esta é uma ideia muito boa, ficará ainda melhor se esses livros forem de autores brasileiros, como Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. É um grande passo em direção a real acessibilidade”, diz o jovem vereador Rafael Vitali, de 15 anos.

O projeto teve parecer favorável e será encaminhado ao vereador Banha as observações e propostas feitas pelos jovens.
Além de Rafael Vitali e Giovanni Pedrassoli, também estiveram presentes os jovens Enzo Pierdomênico, 16 anos, Emily Vitória, 14, Julio Cezar, 16, Matheus Garcia, 15, Vithória Gloria, 15, Esther Perez, 16, Henrique Haieki, Paulo Miguel, Rafael Petito, e os suplentes Jessica Vitoria, 14, e Victor Souza, 13.

Executivo

Enzo e Vithória, que estiveram em reunião com o Vice-Prefeito, Sandoval Soares, relataram aos jovens os acontecimentos e repostas que obtiveram.
Apesar de muitas divergências e opiniões contrárias, os jovens retornaram com alguns esclarecimentos. “Foram mais de cinco mil requerimentos enviados a Prefeitura no último semestre, e é devido a isso a demora em nos responder”, concluiu Enzo.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade. Tendo como objetivo contribuir para a formação de uma consciência cidadã, facilitar o entendimento das funções do Poder Legislativo e de despertar no jovem a importância da participação popular no processo político.
O projeto começou no ano de 2014 sendo o resultado de propostas apresentadas pelos vereadores, Sandoval Soares (PSDB), Igor Martins (PSB) e Douglas Gonçalves (DEM). A ação é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, Coordenadoria de Politicas para Infância e Juventude e Fórum da Cidadania.