Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
31/01/2018
Câmara Jovem 2018 começa em abril
A 4ª Legislatura da Câmara Jovem começa no dia 4 de abril. O programa, previsto no Decreto Legislativo 30/2014, que visa aproximar educação e política do dia a dia do jovem santista, teve ao todo 36 escolas inscritas para o processo eleitoral de 2018 e 21 delas serão escolhidas, cada uma com um jovem vereador titular e um suplente, durante o processo eleitoral que começa em 19 de fevereiro. Ganha a cadeira as 21 escolas que tiverem a maior votação pelo coeficiente de alunos.

Os estudantes atuam como vereadores e elaboram requerimentos, indicações, projetos de lei e realizam audiências públicas. Eles passam por um processo de capacitação antes de tomarem posse. A Sessão Solene este ano será realizada no dia 4 de abril, as 14h30, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis, na Câmara Municipal de Santos.

“O objetivo é contribuir para a formação de uma consciência cidadã e assim facilitar que os jovens vereadores entendam as funções do Poder Legislativo e a importância da participação popular no processo político”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santos, vereador Adilson Júnior.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade. O projeto da Câmara Jovem começou no ano de 2014 sendo o resultado de propostas apresentadas pelos vereadores Sandoval Soares (PSDB), Igor Martins (PSB) e Douglas Gonçalves (DEM). A ação é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.