22/05/2018
Debate sobre Valorização da vida
Dinâmicas e discursos que levaram a reflexão quanto ao valor da vida marcaram a primeira Audiência Pública da 4ª Legislatura do Projeto Câmara Jovem Santos, na tarde de quinta-feira (18/05), no auditório Vereadora Zeny Goulart.

A bancada da audiência foi composta pelo Coordenador de Políticas para Infância e Juventude de Santos, Wellington Araújo;  pela Coordenadora do curso de Psicologia da Unisantos, a psicóloga Maria Izabel Calil Stamato; o Coordenador e voluntário no Centro de Valorização da Vida (CVV), Renato Caetano de Jesus; a Orientadora Educacional da Prefeitura, Christiane Andera; a Coordenadora da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil, Claudia Diegues Krawczik e pela psicóloga e gestora da UNEPAZ em Santos, Lena Mello.
A audiência começou quando Izabel Calil distribuiu palavras como humildade, amor e paz, entre outras, para os jovens vereadores, e cada um deles explanou sua interpretação a respeito do que estava escrito, e em seguida, ela fez uma reflexão a respeito destes valores.

Renato Caetano de Jesus, ao assumir a fala, contou um pouco sobre o trabalho do Centro de Valorização à Vida. “As pessoas que ligam para o CVV são pessoas que já estão muito machucadas, geralmente foram desabafar com alguém próximo e foram julgadas, por isso acabam vindo até nós”.

Cláudia Diegues dissertou sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes, e fez um alerta: “Vários jovens chegam a tirar a vida por conta da violência sexual, quanto mais falarmos sobre isto, mais a gente desmistifica”.

Já Lena Mello movimentou o auditório, pois além de discursar a respeito da paz no mundo  também promoveu um momento de afeto, pedindo  que todos os presentes trocassem abraços com quem estivesse ao seu lado, pouco importando se fossem ou não conhecidos.

No final da audiência, os jovens vereadores puderam manifestara suas opiniões quanto ao tema no púlpito, como Felipe Soares, de 16 anos, do Colégio Objetivo. “Somos expostos a diversos fatores que nos fazem pensar que estamos sozinhos, TV, família, bullyng, mas acredite que você não está só, e nem está limitado a ser o que os outros dizem a seu respeito”.

Estiveram presentes na sessão o Presidente da Câmara, vereador Adilson Junior, e o vereador Rui de Rosis.

Serviço

O CVV oferece atendimento gratuito e sigiloso, tendo voluntários em todo Brasil 24h por dia, discando o número 188.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade. O projeto da Câmara Jovem começou no ano de 2014 sendo o resultado de propostas apresentadas pelos vereadores Sandoval Soares (PSDB), Igor Martins (PSB) e Douglas Gonçalves (DEM). A ação é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.