Santos - São Paulo - Brasil, 17 de abril de 2024.
08/06/2018
Requerimentos em pauta na Câmara Jovem

A segunda Sessão Ordinária da Câmara Jovem, realizada na quarta-feira (06/06), contou com a discussão e validação de requerimentos propostos pelos jovens que fazem parte da atual legislatura.

Com temas relacionados à área de cultura, educação, infraestrutura e segurança três dos cinco requerimentos apresentados foram aprovados. São eles: a solicitação de informações sobre a cultura Geek nas escolas municipais; o esclarecimento sobre as medidas tomadas pelo Executivo referente a prevenção de abuso sexual na cidade e um pedido para informar onde estão localizadas as câmeras de segurança do município.

”Palestras sobre a temática na escola me inspiraram para fazer tal solicitação e futuramente apresentarei projeto referente ao assunto”, disse a jovem vereadora Giovana Souza Mendes, do Colégio Intellectus, membro da 4ª Legislatura e autora do requerimento sobre medidas contra o abuso sexual.

Atentado à Vida

Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei da 3ª Legislatura que visa a implementação do Programa de Prevenção de Suicídio nas Escolas Municipais, com quatro novas emendas do jovem vereador Henrique Nunes, primeiro secretário dessa legislatura.

Surpresa

O 1º vice-presidente da Câmara Jovem, Thiago Daniel dos Santos e o suplente, André Giovanni Vasconcelos, alunos do Ensino Médio da Escola Dr. Antonio Ablas Filho, foram surpreendidos com a visita de seus colegas de classe que conheceram a Câmara e aproveitaram para assistir a sessão.

O colégio possui matérias eletivas com diversas disciplinas e uma delas é a “Que País é Esse”, que ensina política em sala de aula. “O motivo da visita foi para fiscalizar os jovens vereadores eleitos da nossa escola e também mostrar aos alunos a prática do que pautamos em sala”, afirma o professor de filosofia Rafael de Lima.

A sessão contou com a presença dos vereadores Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha, e Sérgio Santana. Os trabalhos da Câmara Jovem retornam na próxima Sessão Ordinária que será no dia 1º  de agosto com a eleição da nova mesa diretora.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade. O projeto da Câmara Jovem começou no ano de 2014 sendo o resultado de propostas apresentadas pelos vereadores Sandoval Soares (PSDB), Igor Martins (PSB) e Douglas Gonçalves (DEM). A ação é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.