Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
03/08/2018
Câmara Jovem renova Mesa Diretora
A terceira Sessão Ordinária da Câmara Jovem 2018, realizada na quarta-feira (01/08), elegeu a nova Mesa Diretora e apresentou requerimentos ao Executivo. Em seguida, discutiu um projeto de lei do vereador Geonísio P. de Aguiar, o Boquinha.

Duas chapas inscritas na eleição resultaram em um placar acirrado de oito a sete para o grupo escolhido. A composição da mesa conta agora com Henrique Nunes, como Presidente; Matheus Giovannetti, 1° vice-presidente; Vitória Madeiros, 2° vice-presidente; Maria Augusta Santos, 1° secretária e Felipe Aquino, 2° secretário.

Matheus Giovannetti saiu da presidência-titular e agora é 1° vice-presidente. O jovem agradeceu a oportunidade. ‘’O projeto Câmara Jovem precisa ser compartilhado com pessoas dispostas, assim como meus parceiros de mesa que darão continuidade ao eficiente trabalho’’.

Henrique Nunes, que na mesa anterior era 1º secretário, hoje é o novo presidente eleito, e garante planos para seu mandato. ‘’Pretendo incentivar mais alunos a conhecer o projeto. Informar a juventude sobre política é o meu principal objetivo’’.

Infraestrutura da cidade, educação e saúde pública foram os assuntos tratados na sessão. Dois dos quatro requerimentos aprovados são sobre instalação de farmácias nos hospitais públicos e Unidades Municipais de Pronto-Atendimento e colocação de filtros para as bocas de lobo em locais com risco de enchentes. O filtro é uma espécie de cesto que retêm resíduos e faz a identificação da necessidade de limpeza no bueiro.

Empresa Amiga da Escola

O programa Empresa Amiga da Escola, projeto de lei apresentado pelo vereador Boquinha, foi discutido na sessão e citado pela vereadora Yasmin Clabunde. “Acho que podemos organizar uma audiência pública. Apesar da proposta apresentada, é possível mais observações para enriquecer o projeto”.

Boquinha esteve presente e respondeu que vai considerar a ideia, pois acha importante a opinião dos jovens. O projeto prevê a participação das empresas no programa através de doações de materiais para obras ou realização de manutenção e ampliação nas edificações nos Centros Educacionais do Município. Além disso, a empresa poderá escolher, a seu critério, a escola municipal que irá receber as doações ou reformas.

Despedida

O jovem parlamentar João Doneux, estudante do colégio do Carmo, deixou o programa Câmara Jovem, durante a sessão, com um discurso. “Eu aprendi com a Câmara Jovem a acreditar na democracia. Já que estamos perto das eleições, deixo um conselho: não escolha um candidato pelo partido ou popularidade, mas sim pelas ideias propostas que podem mudar o país, essa foi minha maior lição”. Agora, sua suplente Sophia Helena Cabrinha, assumirá seu cargo.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da cidade. O projeto da Câmara Jovem começou no ano de 2014. A ação é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente Conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.