Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
15/08/2018
Dia do Enxadrista é aprovado em 1ª discussão
O Dia do Enxadrista será comemorado em Santos em 01/12, conforme projeto de lei do vereador Bruno Orlandi, apresentado à Câmara Municipal de Santos e aprovado em 1ª discussão pelo plenário no último dia 13/08. O projeto segue agora para a última etapa de aprovação antes da sanção pelo prefeito.

O vereador se inspirou na ideia de Pedro Henrique da Silva Jonas, estudante santista que apresentou a propositura durante o Programa Câmara Jovem, em maio de 2016.

Os projetos de Orlandi e de Silva Jonas visam a incorporação do Dia do Enxadrista ao Calendário de Eventos de Santos, instituído pela Lei Nº 3.265, de 12 de maio de 2016.

“Xadrez e educação são uma combinação que rende benefícios, desenvolvimento pessoal e pode mudar a realidade dos nossos jovens”, afirma Bruno Orlandi. “Estou muito feliz por poder apresentar esse projeto de lei, de iniciativa de um Jovem Vereador e que foi aprovado em 1ª discussão, durante sessão ordinária”, comemora o vereador.

O Programa Câmara Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santos que permite aos jovens participar da rotina e entender o papel do Poder Legislativo Municipal.

A data escolhida para representar o Dia do Enxadrista coincide com a data da conquista do vice-campeonato do Pan Americano de Xadrez Escolar, pelo santista Tiago Jonas, irmão mais velho de Pedro.