Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
04/10/2018
5a Sessão da Câmara Jovem
Como abordar politica com crianças de nove anos de forma interativa e com linguagem descontraída? Essa dúvida trouxe 48 alunos do Colégio Objetivo da Ponta da Praia para assistirem a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem na quarta-feira (04/10).

A iniciativa foi da diretora pedagógica Claudia Cafarella que desenvolve o projeto “Eleições: Exercício da Cidadania” em classe, onde os professores se fantasiam de personagens infantis e apresentam suas propostas de governos para que os alunos possam votar.

“Essa visita é essencial para contextualizar o que praticamos em sala de aula, e a Câmara Jovem foi a escolha perfeita para aproximar os alunos da política, mas com uma linguagem mais despojada que os jovens possuem”, afirmou Claudia.

Os visitantes assistiram os debates da sessão sobre educação, infraestrutura e turismo, com projetos das jovens vereadoras, Muriel da Mata e a suplente Sarah Angel.

A discussão principal foi sobre a obrigatoriedade do hino escolar, nacional e municipal, nas escolas em datas comemorativas. “É importante reverenciarmos a nossa pátria e a nossa cidade e cantando os hinos podemos fazer isso”, disse Sarah.

Os jovens vereadores também trataram durante a sessão do tema Outubro Rosa que promove a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Após a sessão os alunos foram recebidos pelo vereador suplente Milton Teixeira Filho - que substitui o vereador Benedito Furtado até sexta-feira (05/10) - que pela primeira vez acompanhou uma visita. “A participação dos alunos é fundamental para o desenvolvimento como ser humano e, principalmente, para aprender desde cedo o exercício da cidadania. Esta foi a primeira experiência, na Câmara, conversando com crianças e foi excelente”.