Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
01/11/2018
Notícias
Transformação política pela educação
Enxergar a política de uma maneira diferente é o que acontece com os jovens de 14 a 17 anos que participam da Câmara Jovem. O programa existe há quatro anos no Legislativo Santista e está com inscrições abertas para a turma de 2019 até o dia 21 de novembro.

"É um projeto que tem despertado entendimento político aos jovens, dando a eles a força da discussão e o poder de analisar, tirando suas próprias conclusões, e isso é grandioso", afirma o Presidente da Câmara Municipal de Santos, vereador Adilson Junior.

“Tive a oportunidade de adquirir disciplina, conviver e respeitar a opinião do outro promovendo debates em prol de melhorias para a cidade”, diz o jovem vereador da atual legislatura, Willians Amaro, de 13 anos.

“Aprendi o verdadeiro dever de um vereador e de um cidadão, que não é só o vereador que pode dar ideias, não é só o vereador que pode exercer a sua função na política, mas também o cidadão”, explica o jovem vereador da 3ª Legislatura (2017), Paulo Jonas, 15 anos.

Princípios do programa

De acordo com o Regimento Interno, a Câmara Jovem tem o intuito de criar uma consciência política nos estudantes aproximando as escolas municipais e particulares no município a incentivarem seus alunos a representá-las e participarem do projeto. Durante um ano, os jovens vereadores eleitos podem participar de um processo político efetivo, vivenciando a teoria e a prática de uma rotina legislativa.

Os objetivos da Câmara Jovem se comparados com os quatro pilares da educação estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se coincidem. Os pilares previstos no relatório da Comissão Internacional  sobre a Educação para o Século XXI possui os seguintes direcionamentos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, em cada um deles, pode ser inserido um ideal do programa.

“Você pode sair da Câmara Jovem, mas a Câmara Jovem nunca sairá de você. A experiência muda a sua vida na questão de como você vê o mundo, na questão de como você luta pelas coisas e na questão de você perceber que o jovem tem voz”, afirma o Presidente da 3ª e jovem vereador da 1ª Legislatura(2014), Enzo Zanetti Pierdomenico, 18 anos.

Serviço

Inscrições para a 5ª Legislatura da Câmara Jovem

Quem pode participar - Jovens do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio da rede pública e particular.
Inscrições no site
Período de inscrição -  até 21 de novembro

Câmara Jovem

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade.

Atalhos da página

Clique aqui para eventos anteriores a outubro de 2018



Acompanhe o Câmara Jovem nas redes sociais


      

 

Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP

CEP: 11013-360
Telefone: (13) 3211- 4100

Horário de funcionamento: segunda a sexta - das 8h às 18h

Sessões: segundas e quintas, a partir das 18h
 

 
Rede Corporativa e-Solution Backsite