Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
30/11/2018
Última solene Câmara Jovem 2018
A 4ª Legislatura da Câmara Jovem de Santos encerra suas atividades na quarta-feira (05/12), às 14h30, em Sessão Solene que será realizada no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis, na Câmara Municipal de Santos.

Um total de 42 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Santos, divididos em 21 jovens vereadores titulares e 21 suplentes, participou do projeto. O mesmo número de participantes é esperado para a 5ª Legislatura que será realizada em 2019 e que já teve as inscrições encerradas no dia 21/11.

Atividades

Os jovens participaram ao longo do ano de diversas atividades que tiveram início em março com a capacitação dos estudantes na Casa para compreender o modo de criação dos trabalhos legislativos e a função de um vereador.

Após a sessão solene de abertura da Legislatura realizada em 04/04, os trabalhos legislativos dos jovens vereadores começaram oficialmente e totalizaram seis sessões ordinárias, duas audiências públicas com os temas Valorização da Vida e Desafios e Perspectivas Políticas do Município, Estado e País e duas palestras na qual os jovens aprenderam sobre Ouvidoria e Portal da Transparência e Oratória.

Além disso, os participantes realizaram atividades fora da Câmara, como a oportunidade de conhecer o Instituto Arte no Dique durante o mês de setembro e vivenciar a rotina do projeto e suas atividades, além de poderem compreender os aspectos sociais do local.

Representando o programa, os estudantes também participaram no início de novembro da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente apresentando ideias e propostas para melhorias do setor.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade. O projeto criado em 2014 é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.