06/12/2018
Encerramento da Câmara Jovem 2018
Coragem, cidadania, raça, nobreza e protagonismo foram as atitudes elogiadas na Sessão Solene da Câmara Jovem de Santos, que aconteceu na quarta-feira (05/12), às 14h30, no Plenário da Câmara Municipal.

Na solene, os jovens se despediram do projeto e foram homenageados com a entrega de certificados pela participação na 4ª Legislatura.

O Presidente da Câmara Municipal de Santos, o vereador Adilson Junior, iniciou a solenidade declarando que acredita no futuro da política. ''Entendo a política como a única forma democrática de mudança no mundo. Então, perceber  que em nossa cidade temos jovens dispostos a evolução da ética e moral é, sem dúvidas, uma honra! Sou grato à todos pela determinação na vida pública e nos interesses do município''.

A Mesa da sessão também foi composta pelo vice-prefeito, Sadoval do Nascimento Soares; a chefe do cartório eleitoral, Michele Lapa Cortegiano Molarino; Lúcia Helena dos Santos Cordeiro, representante do Movimento Voto Consciente; e a coordenadora da supervisão de ensino, Mônica Croce.

O jovem vereador e Presidente da 4ª Legislatura da Câmara Jovem, Henrique Nunes, disse estar satisfeito e agradecido com os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares. ''Agradeço a toda equipe da Câmara Jovem, esse final brilhante só foi possível com a ajuda de vocês! O programa nos incentivou a ser um cidadão melhor e aflorou a vocação política de cada um. O ciclo da Câmara Jovem se encerra hoje, mas nossa caminhada de vida está só começando''.

Kauê Galantini Chirahata, também jovem vereador, discursou agradecendo pelo conhecimento adquirido. ''Compreendi a ideia de finanças e o funcionamento da verba pública, aprendi o funcionamento de requerimentos, indicações e projetos de leis. Entendi que nem sempre concordamos com a opinião alheia, mas o ideal é ter postura e respeito ao próximo''.

A cerimônia também contou com a presença dos vereadores Manoel Constantino e Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha.

Incentivo

Orgulhosa, Fabiana Mendes, professora do Colégio Intellectus, afirmou que os assuntos discutidos no programa complementa os temas trabalhados em sala de aula. ''É super enriquecedor como educadora, conviver com alunos dispostos a fazer parte da cidadania, a Câmara Jovem desperta aspectos cognitivos essenciais, como a oralidade, criatividade e atenção. Saber que a semente plantada na escola está sendo cuidada fora dela, é uma sensação incrível.''

Novidade

Na segunda-feira (10/12) estará disponível o aplicativo da Câmara Jovem. Ele poderá ser adquirido pelas plataformas Google Play nos Adroid's e na Apple Store nos Smartphones. A ferramenta foi criada para facilitar as buscas de dados e arquivos do projeto.

O Projeto teve início em 2014 e o objetivo é aproximar as atividades legislativas  da Câmara Municipal de Santos de estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. Mostrar o papel de um vereador e o que significa representar a população.