07/11/2019
6ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem é marcada por troca de experiências
Uma verdadeira integração entre a juventude das cidades de Santos e Mongaguá aconteceu nessa quarta-feira (06), na Câmara Municipal de Santos. Jovens vereadores de Mongaguá visitaram a Câmara Jovem de Santos, para trocar experiências e conhecer o modelo adotado no Município.
Essa aproximação foi ‘inspiradora’, segundo a jovem vereadora de Mongaguá Julia Vieira. ‘’Ao conhecer o Castelinho (sede da Câmara Santista) e criar vínculos com esses estudantes conseguimos ter mais ideias para alavancar o projeto em Mongaguá. Estamos tendo uma oportunidade diferente e a nossa missão é aprender muito com tudo isso’’.

Para o Presidente do Legislativo de Santos, Rui De Rosis, é importante expandir o projeto para os estudantes de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista. “O processo político brasileiro precisa do envolvimento da população jovem, para, assim, consolidar cada vez mais a nossa Democracia e, também, para garantir que as pautas da juventude sejam ouvidas”, afirma.

Os visitantes percorreram a sede do Legislativo e conheceram a história da Cidade através da Galeria dos Presidentes, marcada por personagens como Quintino de Lacerda, primeiro negro a presidir uma casa legislativa no País; do Memorial dos Bombeiros, pois o Castelinho abrigou a corporação por um século; do auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, a primeira mulher a ocupar o cargo em Santos; e por último, do Plenário Oswaldo de Rosis, palco das sessões da Câmara e que leva o nome de um dos seus ex-presidentes.

A Câmara Jovem promove a integração da Câmara Municipal de Santos com os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade. Criado em 2014, o projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.

SERVIÇO

Os interessados em participar da 6ª legislatura da Câmara Jovem de Santos devem procurar a diretoria de sua escola até o dia 15. Só serão aceitas as inscrições feitas pelos responsáveis de cada unidade de ensino, por meio do site do programa.