Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
05/12/2019
Encerramento da 5ª Legislatura Câmara Jovem

Jovens de escolas públicas e privadas de Santos concluíram suas participações na 5ª Legislatura Câmara Jovem,  nessa quarta-feira (04), com o compromisso de engajamento na Política  da Cidade.

A Câmara Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Santos voltado a jovens dos ensinos Fundamental e Médio, matriculados nas escolas do Município.  O objetivo é integrar os estudantes aos espaços democráticos da Cidade e, ainda, despertá-los para participar e exercer a cidadania.

Com 21 membros titulares e 21 suplentes, os jovens vereadores da 5ª legislatura integraram o projeto por um ano.  Ao se despedirem, eles foram homenageados com a entrega de certificados pela participação.

O presidente da Câmara Municipal de Santos,  vereador Rui De Rosis,  afirmou que o programa faz com que os jovens passem a participar da Política, com correção e espírito de mudança da sociedade. ''Ter jovens engajados renova as esperanças na Democracia e de que dias melhores virão, com um horizonte mais próspero para o Brasil", destacou.

Participaram da sessão solene de encerramento da legislatura da Câmara Jovem os vereadores Braz Antunes Matos Neto, Lincoln Reis e Telma Souza, além do vice-prefeito Sandoval Soares e a juíza eleitoral Simone Ferreira.

Presidente da 5ª Legislatura da Câmara Jovem, o jovem vereador Andrey Seabra disse estar satisfeito com sua participação no projeto ''Gostei de trabalhar com a Política. De pensar em projetos sobre o meio-ambiente, saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana e outros que fazem a diferença na vida das pessoas. Foi sensacional a experiência!''.

Já a Michelle Souza, outra jovem vereadora, acredita que aprendeu lições importantes durante sua participação nessa legislatura. ''Tive um ano de aprendizado! Não gostava de Política, mas, quando entrei na Câmara Jovem, percebi que a Política é legal, é difícil e de extrema importância. Estar no lugar dos políticos e viver o que eles vivem fez muita diferença na minha vida''.

Criado em 2014, o projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino, OAB-Subseção Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Educação e Fórum da Cidadania.