Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
09/08/2023
Jovens vereadores reúnem-se com prefeito e vice-prefeita
Os jovens vereadores que compõem a 7ª legislatura da Câmara Jovem de Santos reuniram-se com o prefeito Rogério Santos e com a vice-prefeita Renata Bravo na segunda-feira, 7 de agosto, na sede da Prefeitura. Eles também fizeram uma visita guiada ao Centro de Controle Operacional (CCO), no subsolo do Palácio José Bonifácio, onde são monitoradas as imagens das mais de 1.700 câmeras de segurança da cidade.

A audiência com o prefeito e a vice-prefeita aconteceu na Sala Princesa Isabel, que até 2011 abrigou as sessões da Câmara Municipal, antes da inauguração da atual sede do Legislativo, no Castelinho.

Os jovens vereadores levaram aos chefes do Executivo demandas diretamente ligadas ao seu cotidiano, como a necessidade de reformas nas escolas e de iniciativas voltadas à saúde mental dos estudantes. Além disso, cobraram respostas e soluções para problemas apontados nos requerimentos apresentados nas sessões da Câmara Jovem, como as questões relativas à segurança pública e à população em situação de rua.

Outro questionamento foi sobre as demandas da Ilha Diana, visitada pela Câmara Jovem no mês de junho. Na ocasião, os jovens vereadores verificaram que a comunidade carece de saneamento básico, infraestrutura e acesso à internet, necessitando ainda de ampliação da escola e do serviço de saúde.

A vice-prefeita informou que obras de pavimentação serão iniciadas na Ilha Diana logo após o encerramento da festa de Bom Jesus, padroeiro da comunidade, que termina no próximo final de semana. Renata Bravo também explicou as dificuldades do poder público para ampliar o atendimento em saúde e a escola do local.

Moradores de rua

Sobre a população que vive nas ruas, o prefeito Rogério Santos observou que o problema decorre de diversos fatores – como a perda de laços familiares, as doenças mentais e a dependência química. “Nossa visão é que temos de tentar trazer essas pessoas para os abrigos, para recuperá-las dessa situação, que achamos que não é digna”, afirmou o prefeito.

A visita da Câmara Jovem à Prefeitura aconteceu em meio às atividades da 14ª Semana Municipal da Juventude (de 7 a 12 de agosto). Além dos coordenadores do Projeto Câmara Jovem, a visita foi acompanhada por Filipe Rezende, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.