Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
17/08/2023
Jovens vereadores visitam equipamentos públicos na periferia
Em mais uma atividade externa da 7ª Legislatura da Câmara Jovem de Santos, os jovens vereadores visitaram na terça-feira, 15 de agosto, equipamentos públicos instalados no Morro da Nova Cintra e no Rádio Clube.

No Morro da Nova Cintra, os estudantes estiveram no parque municipal que cerca a Lagoa da Saudade. Reformado há menos de três anos, o local conta com playground, pista de skate, churrasqueira, espaço para oficinais culturais e a área verde, que ajuda a preservar a Lagoa e o miniecossistema de Mata Atlântica da região.

Outra visita foi à Prefeitura Regional dos Morros, onde conversaram com o prefeito regional Leandro Vasconcelos. Eles receberam informações sobre como atua a administração municipal nos 17 morros de Santos, atendendo de forma descentralizada demandas que vão desde a zeladoria urbana aos eventos culturais.

No Rádio Clube, o grupo foi ao restaurante Bom Prato, uma das quatro unidades em Santos para a execução dessa política estadual de segurança alimentar. Os jovens vereadores souberam como são preparadas as refeições e como é feito o atendimento às cerca de 700 pessoas que frequentam o restaurante diariamente.

O dia de visitação terminou no Instituto Arte no Dique, ao lado do Bom Prato. Essa organização social há mais de 20 anos oferece atividades educativas, artísticas e culturais para crianças e adolescentes do Rádio Clube e, mais especificamente, do Dique da Vila Gilda, área de habitações precárias construídas sobre o mangue.

O presidente do Instituto, José Virgílio, explicou aos jovens vereadores como surgiu o projeto, a partir de uma política pública implementada pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil, seu amigo. Ele também mostrou a importância do Arte no Dique para a comunidade e das parcerias com a Prefeitura e com o governo federal.

“Fico feliz ao ver os jovens se interessando pela política”, disse José Virgílio. “Muitos querem criminalizar a política, mas quem faz isso é apologista de ditaduras. Democracia é tudo.”