Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
19/02/2024
Reunião com escolas lança o calendário de atividades para 2024
A equipe de coordenação da Câmara Jovem reuniu-se na sexta-feira, 16 de fevereiro, com representantes das escolas inscritas para a 8ª legislatura. Na reunião, a equipe explicou o funcionamento e os objetivos do Programa, além de apresentar o calendário das atividades previstas para 2024 e orientações para as eleições nas escolas.

Os membros da equipe – Lucas Carvalho, da Câmara de Santos, Marise Cabral, da OSC Concidadania e Michelle Molarino, da Justiça Eleitoral – falaram sobre a importância do envolvimento das escolas em todas as etapas do processo eleitoral, e da participação dos pais dos jovens vereadores ao longo de toda a legislatura.

Entre as orientações, a equipe destacou a necessidade de que as campanhas não tenham custos (como material de propaganda), a fim de assegurar isonomia entre os candidatos.

As 40 escolas inscritas para a 8ª legislatura representam um recorde de participação no programa. São 10 escolas estaduais, 13 municipais e 17 colégios privados, que vão disputar a eleição de 21 jovens vereadores – 7 de escolas estaduais, 7 de escolas municipais e 7 de colégios privados. Também serão eleitos 21 suplentes.

Os processos eleitorais nas escolas, que vão desde o cadastramento das candidaturas e realização das campanhas até as votações, ocorrerão em cada escola durante o mês de março. Após a publicação dos resultados, será realizada nova reunião com as escolas classificadas para tratar da condução das atividades e haverá também uma semana de atividades de integração e capacitação dos jovens vereadores eleitos. A sessão solene de posse dos jovens vereadores está prevista para 24 de abril. (veja o calendário completo na agenda).