Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
Reunião com professores destaca papel das escolas na Câmara Jovem
O Programa Câmara Jovem inicia nesta segunda-feira, 15 de abril, a Semana de Integração e Capacitação dos Jovens Vereadores eleitos para a 8ª Legislatura, com cinco dias de atividades em diferentes locais (veja agenda abaixo). A posse dos Jovens Vereadores e dos suplentes está marcada para 24 de abril, às 19h, no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis.

Outra atividade de preparação para o ano legislativo aconteceu na última quarta-feira, 10, quando a equipe de coordenação do Programa reuniu-se com professores das escolas que elegeram representantes para a Câmara Jovem neste ano.

Na reunião, realizada no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, a equipe destacou a importância da articulação entre o Programa e as escolas, a fim de garantir o melhor aproveitamento possível do ano legislativo, tanto para o aprendizado dos Jovens Vereadores como para a qualidade dos trabalhos a serem realizados.

“É muito importante essa articulação para que os Jovens Vereadores tenham um momento de troca com a comunidade escolar, para dizer aos colegas o que estão fazendo”, disse Marise Cabral, da OSC Concidadania, entidade parceira do Projeto.

“Novas lideranças”

Nesse sentido, os coordenadores ressaltaram também que a participação de alunos e professores nas seis sessões ordinárias que serão realizadas ao longo da Legislatura contribui muito para o desempenho dos Jovens Vereadores. Uma das ideias que surgiu na reunião foi que as escolas se organizem para garantir a presença dos estudantes nas galerias do Plenário.

A equipe enfatizou o caráter apartidário do Programa, além de explicar o papel dos Jovens Vereadores, o funcionamento da Câmara Jovem, as atividades externas previstas e o objetivo da Semana de Integração e Capacitação.

“[A Semana] faz muita diferença para o engajamento dos Jovens Vereadores, para eles se adaptarem ao processo da Câmara Jovem”, apontou Marise.

O presidente da Câmara de Santos, vereador Cacá Teixeira (PSDB), participou de um dos momentos da reunião e agradeceu a participação das escolas. “Nós, que estamos na carreira política há tanto tempo, precisamos ter a quem passar o bastão”, disse. “Esse Programa é fundamental para ajudar a formar novas lideranças”.

Participam da 8ª Legislatura da Câmara Jovem cinco escolas estaduais, seis escolas municipais, nove colégios particulares e o Sesi de Santos.

Semana de Integração e Capacitação
  • 15 de abril de 2024, segunda-feira, às 14h30 - ESTAÇÃO DA CIDADANIA.
Endereço: Avenida Ana Costa, 340 - Vila Mathias.
Coordenação: Consciência pela Cidadania.

• 16 de abril de 2024, terça-feira, às 14h30 – PARQUE TECNOLÓGICO DE SANTOS.
Endereço: Rua Henrique Porchat, 47 - Vila Nova.
Coordenação: Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Juventude e Diretoria de Ensino – Região Santos.

• 17 de abril de 2024, quarta-feira, às 14h30 - SESC SANTOS.
Videoconferência
Coordenação: SESC Santos.

• 18 de abril de 2024, quinta-feira, às 14h30 - CARTÓRIO DA 118ª ZONA ELEITORAL DE SANTOS.
Endereço: Rua Amador Bueno, 63 - Centro.
Coordenação: Justiça Eleitoral, Movimento e Voto Consciente.

• 19 de abril de 2024, sexta-feira, às 14h30 - CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS.
Endereço: Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 - Vila Nova.
Coordenação: Câmara Municipal de Santos.