A segunda sessão ordinária da Câmara Jovem realizada na quarta-feira (4 de fevereiro) no plenário Dr Oswaldo De Rosis teve como destaques requerimentos e indicações apresentados pelos estudantes. Entre os temas, manutenção em quadras esportivas dos colégios municipais, manutenção de vias e esgoto no bairro do Caruara, na área continental.
O Vice-presidente da mesa diretora da Câmara Jovem, Rogério Nakaja apresentou projeto solicitando psicólogos nas escolas públicas. O estudante justificou a proposta devido a falta de profissionais especializados para tratar de assuntos que fogem às matérias apresentadas em sala de aula.
“O foco são jovens que sofrem bullying, ou perseguição e até mesmo problemas familiares, e que precisam ter alguém para conversar. Geralmente o aluno procura um professor, um diretor ou supervisor, que muitas vezes não é capacitado para tratar do assunto. Tendo um especialista ajudaria muito no desenvolvimento do jovem”, explicou Rogério.
Durante a Ordem do Dia, parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação e Legislação Participativa à proposta que previa que a campanha de incentivo ao voto para estudantes da rede pública fosse acompanhada e tivesse o apoio do Legislativo Jovem foi derrubado por 15 votos a um. O projeto é de autoria do jovem vereador Fernando Flórido.
Mudanças no programa
Devido a transferência escolar da aluna Juliana Câmara, jovem vereadora da Escola Estadual Suetonio Bittencourt Júnior, a unidade está fora do programa Câmara Jovem. Assim, as alunas Suellen Fidelis da Silva e Alexandra Moreira da Silva, titular e suplente respectivamente da Unidade Municipal de Educação José da Costa e Silva Sobrinho, tomaram posse.
Outro aluno que se desligou do projeto foi o suplente, Lyncon Moreira do Santos, da UME Cidade de Santos. Em seu lugar assumiu a terceira colocada na eleição da escola, Isadora Cristina de Matos Madeira.
Presentes
Acompanharam a sessão, a professora Adriana Negreiros, especialista em história, da Secretaria da Educação de Santos (Seduc), a professora Rosilma Roldan, a professora e advogada Sandra Pereira, a juíza do cartório eleitoral da zona 118, Gislaine Cândido, e o vereador Douglas Gonçalves (DEM).
O próximo encontro dos jovens vereadores em sessão ordinária acontece no dia 1 de abril, às 14 horas, no plenário dr Oswaldo de Rosis.
Audiência pública
Após a sessão ordinária foi realizada audiência pública para debater projeto apresentado em fevereiro sobre o estudo do Direito na rede municipal de ensino.
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Municipal de Santos
imprensa@camarasantos.sp.gov.br
(13) 3211-4145