Os 21 estudantes que formarão a primeira legislatura da Câmara Jovem de Santos e seus respectivos suplentes tiveram o primeiro contato com o Legislativo Municipal na manhã desta quinta-feira, dia 18. Cada um deles apresentou-se formalmente à Comissão Institucional de Apoio ao projeto e aos demais participantes, recebeu as boas-vindas e já pôde expor um pouco de seus ideais e expectativas. Os jovens também conheceram um pouco do conteúdo programático da formação deles, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de setembro, nas dependências do Sesc-Santos e da sede da Câmara Municipal.
Pelo teor dos discursos, empenho, criatividade e, principalmente, atuação efetivamente propositiva não faltarão, conforme destacou o assessor da Diretoria Legislativa da Câmara, Wanderley de Almeida. O funcionário fez uma breve explanação aos jovens vereadores sobre o Regimento Interno, a composição das comissões, a eleição da Mesa Diretora, que se dará através de votação entre eles, a exemplo de como acontece oficialmente no Legislativo Municipal, bem como sobre a solenidade de posse, que será presidida pelo estudante que recebeu a maior votação entre os participantes.
“Esse projeto entrará para a história e contribuirá para a formação política da sociedade santista. Será uma grande aula para todos nós. E que isso chegue à população. A Câmara é uma instituição séria e precisa ser melhor interpretada. E que vocês (jovens) entendam que política é grupo, é articulação, interação. Fazemos isso toda hora, na escola, em casa. Aqui é igual, mas noutro aspecto. Isso pode começar já na eleição da Mesa Diretora. Quem quer ser candidato, busque voto, saia daqui hoje trocando contatos. Isso é política. E vejo que já temos alguns candidatos. É muito bom, mostra interesse”, ressaltou o assessor da Câmara.
Exemplo disso é o estudante Fernando Flórido de Rezende, do Colégio Liceu Santista, visto por várias pessoas que acompanharam o evento como um dos possíveis candidatos a presidente da Mesa. “Sou atual o presidente do Grêmio Estudantil do Liceu e desde o início do trabalho no grupo temos abordado bastante o conceito de política entre os alunos, através dos diversos eventos que realizamos durante este ano. Estamos aqui para trabalhar por melhorias para a nossa escola, nossa comunidade, enfim, contribuir com avanços para a nossa sociedade e para a democracia”, afirmou Rezende em seu discurso.
A jovem vereadora Juliana Câmara Monteiro, da Escola Estadual Prof. Suetônio Bittencourt Jr., por sua vez, comentou que já atua há alguns anos em organismos que promovem iniciativas envolvendo os jovens de Santos e que este será um dos principais focos do seu trabalho no Legislativo. “A educação também será uma área que receberá um olhar especial de minha parte. Acredito que não irei apenas tentar, mas conseguir concretizar as minhas propostas. E aviso a todos que eu quero ser presidente da Mesa Diretora da Câmara Jovem.”
Encontro
O primeiro evento oficial da primeira legislatura da Câmara Jovem de Santos foi conduzido pela diretora legislativa da Câmara, Mirian Aparecida Della Casa, e teve como integrantes da mesa dos trabalhos o chefe de Gabinete da Casa, Edmundo Amaral, o vereador Sandoval Soares (PSDB) - um dos proponentes do projeto -, o coordenador do Fórum da Cidadania, Célio Nori, o diretor regional de Ensino de Santos, João Bosco Arantes Braga Guimarães, o membro da Ong Voto Consciente, Marco Antonio Videira; e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Fátima Alves dos Santos.
“É um dia histórico e de muita alegria. Hoje estamos concretizando um sonho. É um marco para a história política de Santos, que certamente representará um instrumento muito importante para o aprimoramento da democracia na nossa cidade. Existem várias Câmaras Jovens por aí, além dos Parlamentos Jovens do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, mas a nossa Câmara Jovem tem um diferencial: ela é permanente. Portanto, os nomes de vocês (estudantes) ficarão registrados na história de Santos como os primeiros jovens vereadores da cidade”, ressaltou o coordenador do Fórum da Cidadania, Célio Nori.
Para Maria de Fátima Alves dos Santos, da Seduc, “nossa geração está passando e acreditamos que vocês, que representam o futuro, podem fazer a diferença na nossa sociedade. Vocês são um orgulho para nós, da Secretaria de Educação, especialmente por sabermos o quão importante é esse projeto para a cidade”.
Citando um pensamento da poetisa brasileira Cora Coralina, que diz ‘Subi a montanha da vida retirando pedras e plantando flores’, o diretor regional de Ensino, João Bosco Guimarães, acredita que a missão assumida pelos jovens exige essa visão: “de que a gente suba a montanha da vida. Que a gente construa a nossa vida, o nosso fazer, retirando os obstáculos com sensibilidade, serenidade, compaixão e com leveza de espírito. E que essa subida seja sinônimo de plantar flores. Porque é isso que a sociedade precisa”.
Já o vereador Sandoval Soares salientou que a Câmara Jovem é uma importante contribuição para a política da cidade e do país, um instrumento de reversão dos pensamentos negativos que as pessoas têm da política e da falta de representatividade. “Vocês (jovens) terão um grande missão: a de levarem para o ambiente escolar e para as suas comunidades esse lado bom da política, e a partir daí criarem uma interação que resulte em propostas de melhorias que visem o bem-estar coletivo. Precisamos propagar o sentimento da política como instrumento de transformação social. Assim, acredito que daremos grandes passos rumo a um futuro melhor. A partir de hoje vocês são parceiros, colegas de plenário.”
Participaram do evento ainda representantes dos demais órgãos que integram a Comissão Institucional de Apoio, como o assistente social Maurício Zomignani, também membro do Fórum da Cidadania; Lúcia Helena Cordeiro, mestre em Administração, Educação e Comunicação e membro do Movimento Voto Consciente; Késia dos Anjos, do Sesc; os vereadores Cacá Teixeira (PSDB), Benedito Furtado (PSB) e Manoel Constantino (PMDB), e representantes de vereadores e de setores da prefeitura que atuam com jovens.
Comissão
O grupo institucional de apoio à Câmara Jovem é integrado por representantes da Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Diretoria Regional de Ensino (DRE), OAB-Santos, Justiça Eleitoral, Movimento Voto Consciente, Sesc-Santos, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Conselho Municipal da Educação (CME) e Fórum da Cidadania.
Posse
Após o período de formação, entre os dias 23 e 25 deste mês, os estudantes se prepararão para tomar posse efetivamente, em ato solene previsto para o dia 10 de outubro, no plenário Dr. Oswaldo de Rosis da Câmara Municipal. A sessão será presidida pelo jovem vereador Paulo Alves, da Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, candidato que recebeu maior número de votos proporcionalmente entre todos os participantes.
Eleitos
A homologação dos nomes que comporão a primeira legislatura da Câmara Jovem de Santos aconteceu no último dia 11, durante reunião da Comissão Institucional de Apoio ao projeto, após uma avaliação geral do processo eleitoral que envolveu as 42 unidades de ensino participantes, das redes pública e particular, no período de 25 a 29 de agosto. O mandato dos estudantes começa agora em outubro e irá até dezembro de 2015.
Formação
A programação da formação dos 21 jovens vereadores, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Sesc (Rua Conselheiro Ribas nº 136, Aparecida) e na Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda nº 1, Vila Nova), abordará não apenas os aspectos legislativos, mas, sobretudo, contemplará os diversos assuntos que envolvem o público jovem.
Confira a programação completa:
23 de setembro de 2014 – Local: SESC de Santos
. 14h00 - Recepção e Acolhida dos Jovens Vereadores
. 14h20 - Abertura dos trabalhos
Vereador Sadao Nakai (presidente da Câmara) e Dra. Gislayne O. Cândido (juíza eleitoral)
. 15h00 - Princípios norteadores da Câmara Jovem de Santos
Maurício Zomignani (assistente social e consultor para Políticas Públicas da Criança e Adolescente)
. 15h20 - Cidadania e Poder Legislativo (O que é, como funciona e como se relaciona com outros poderes)
Célio Nori (sociólogo e coordenador do Fórum da Cidadania)
. 15h40 - Interlavo
. 16h00 - Trabalho em Grupo com os Jovens Vereadores - ‘Sonhos e Expectativas’
- Isys Helfenstein Remião (especialista em Gestão da Comunicação - ECA/USP e membro do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
- Maria Fernanda Potolani (educadora social e coordenadora do Projeto ECA – Conhecer para Reconhecer)
. 17h00 - Plenária de socialização e intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos
24 de setembro de 2014 – Local: SESC de Santos
. 14h00 - Recepção e Acolhida dos Jovens Vereadores
. 14h20 - Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Juventude - ECA/Estatuto da Juventude
- Flávia Rios (advogada, professora universitária e especialista em questões do ECA)
- Wellington Araújo (responsável pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Santos e fundador e primeiro presidente do Conselho Municipal da Juventude)
. 14h40 - Processo Legislativo (funcionamento na Câmara de Santos)
Wanderley de Almeida (assessor da Diretoria Legislativa da Câmara)
. 15h20 - Intervalo
. 15h40 - Motivação Comportamental como diferencial de sucesso
Lúcia Helena Cordeiro (mestre em Administração, Educação e Comunicação, especialista em Desenvolvimento de Liderança, e membro do Movimento Voto Consciente em Santos)
. 16h00 - Trabalho com Grupos - Interesses Individuais e Coletivos
Membros da Comissão de Apoio Institucional à Câmara Jovem de Santos
. 17h00 - Plenária de socialização e intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos
25 de setembro de 2014 – Local: Câmara Municipal de Santos
. 14h00 - Recepção e Acolhida dos Jovens Vereadores
. 14h20 - Visita Monitorada às dependências da Câmara
Lana Cristina Ferreti (assistente legislativa do Gabinete da Presidência da Câmara)
. 15h00 - Apresentação do Regimento Interno
Wanderley de Almeida (assessor da Diretoria Legislativa da Câmara)
. 15h40 - Intervalo
. 16h00 - Trabalho em grupos sobre Regimento Interno / Tira Dúvidas
Wanderley de Almeida (assessoria da Diretoria Legislativa da Câmara)
. 17h00 - Plenária de socialização e intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos
. 18h00 - Participação na Sessão Ordinária da Câmara
. 19h00 - Encerramento do Encontro
Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Municipal de Santos
imprensa@camarasantos.sp.gov.br
(13) 3211-4145