Quatorze integrantes da Câmara Jovem de Santos conheceram, na tarde de terça-feira (11), projetos de qualificação e inclusão social desenvolvidos pela Prefeitura na Vila Nova. Durante visita à Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codeso), os jovens acompanharam de perto o funcionamento do Salão Escola Autoestima e dos cursos de panificação e confeitaria.
A atividade integra a 17ª Semana Municipal da Juventude, que tem como tema “Conectar Talentos, Criar Movimentos e Transformar o Futuro”.
A chefe da Codeso, Margareth Soares, conduziu a visita e apresentou aos jovens os projetos sociais desenvolvidos no local, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“É uma oportunidade para que conheçam como os programas sociais funcionam na prática e entendam o papel do poder público na garantia de direitos”, afirmou.
Atualmente, o Salão Escola Autoestima conta com 90 alunos, enquanto os cursos de panificação e confeitaria atendem outros 30. A visita aos espaços permitiu aos integrantes da Câmara Jovem conhecer como essas iniciativas são desenvolvidas.
O jovem vereador Vinicius de Souza Prieto, de 16 anos, destacou que a experiência ampliou seu conhecimento sobre a assistência social no Município. “Passamos a ter um novo olhar. A partir do conhecimento dos projetos existentes, podemos contribuir na Câmara com trabalhos legislativos”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Renata Bravo, também acompanhou a visita. “A Câmara Jovem é um projeto já consolidado na Cidade. Quando os estudantes conhecem como as políticas públicas funcionam na prática, ampliam seus conhecimentos para além das atividades legislativas desenvolvidas no projeto”, afirmou.
A presidente do parlamento jovem, Letícia Reis, de 15 anos, também ressaltou o aprendizado proporcionado pela atividade. “Não fazíamos ideia de como essa rede de apoio atuava. Agora sei que também posso contribuir com proposituras na Câmara. A experiência valeu muito”, concluiu.
* Reportagem publicada originalmente no portal da Prefeitura de Santos / Fotos: Carlos Nogueira