Santos - São Paulo - Brasil, 07 de setembro de 2024.
21/06/2024
8ª Legislatura - 2024
Jovens Vereadores conhecem as belezas e desafios da Ilha Diana
Em sua primeira atividade externa, os Jovens Vereadores da 8ª Legislatura visitaram a Ilha Diana na terça-feira, 18 de junho.

Eles foram recebidos pelo Prefeito Regional da Área Continental, José Alberto Iglesias, que explicou as características geográficas, ambientais e sociais do local, os investimentos que a Prefeitura vem realizando na infraestrutura da comunidade e os desafios para melhorar as condições de vida dos moradores.

Apesar do nome, a Ilha Diana fica na Área Continental de Santos, região majoritariamente protegida pela legislação ambiental e que passa por um processo de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A lei atual data de 2011 e o projeto para sua atualização já foi submetido à Câmara Municipal, onde passará por audiências públicas.

Uma das últimas colônias de pescadores ainda existentes na região, a Ilha Diana é conhecida por ser um reduto da cultura caiçara e pela festa de Bom Jesus de Iguape, realizada todos os anos no mês de agosto. O bairro se formou com o deslocamento da população que ocupava o terreno onde foi erguida a Base Aérea de Santos.

Ideias de projetos

“A visita foi muito importante para ajudar a combater o preconceito de que a Ilha não faz parte do município”, disse o presidente da Câmara Jovem, Michel Marques Moura Ramos, aluno do Colégio Ômega. “Precisamos preservar essa área porque o Porto de Santos é o maior da América Latina e está em constante expansão”, acrescentou.

Michel acredita que a visita vai gerar muitas ideias de projetos a serem apresentados pelos Jovens Vereadores, “principalmente na questão da coleta de resíduos sólidos”.

O grupo visitou a escola do bairro, que funciona com classes multisseriadas de ensino fundamental, e recebeu informações sobre a rotina dos alunos e as dificuldades que eles enfrentam ao terem de continuar os estudos em outros bairros.

Também foram visitados o campo de futebol, o centro comunitário e a única rua do bairro, que está recebendo calçamento permeável.

O prefeito regional explicou que trabalha para os moradores da Ilha Diana se sentirem cada vez mais integrados ao município. “Os jovens se mostraram muito interessados e participativos; trouxeram vários questionamentos e ficaram encantados com as belezas da Ilha”, disse Iglesias. “É muito importante a participação de quem estará desenhando o futuro do município e do país”, acrescentou.